08 nov Vale a pena fazer implante dentário em 2024?
Atualmente, existem diversas alternativas para o tratamento de reabilitação oral, que podem ir muito além da simples instalação do implante dentário. Se antigamente os dentistas recomendavam às pessoas que sofreram com a perda dentária a arrancar todos os dentes e substituir por uma dentadura ou uma prótese dentária, hoje o foco de boa parte da implantodontia está na utilização de métodos mais conservadores, que visam preservar a saúde do paciente ao invés de tratar problemas.
Então, diante de tudo isso, será que ainda vale a pena fazer o implante dentário em 2024? É isso o que você vai descobrir hoje em nosso artigo no blog da Sorriso Certo, para que você possa escolher a melhor alternativa para recuperar o seu sorriso. Vamos nessa?
A origem dos implantes dentários não é recente
Ao longo dos séculos, e por que não, milênios, a humanidade sempre trabalhou com alternativas para lidar com a perda dentária. Para se ter uma ideia, já foram encontrados modelos rústicos de próteses dentárias em sítios arqueológicos no Egito e na China, que datam mais de 4 mil anos de idade.
O implante dentário da forma que conhecemos foi criado na década de 1960, após os estudos do Dr. Per-Ingvar Brånemark que resultaram na descoberta do processo da osseointegração – fundamental para esse tratamento.
A evolução da área e novos métodos complementares
Mesmo após mais de meio século, a base da implantodontia se mantém a mesma. Entretanto, tivemos diversas inovações que ajudaram a tornar esse processo mais abrangente e eficaz no tratamento de diversos pacientes, respeitando as suas mais variadas características pessoais.
Uma delas, por exemplo, é a utilização de enxerto ósseo, que ajuda a viabilizar o tratamento em pessoas que sofreram com a perda ou reabsorção do osso alveolar – muito comum em pacientes que sofreram com a doença periodontal. Nesses casos também há a possibilidade de se trabalhar com o implante dentário zigomático, que é instalado diretamente no osso do zigoma – conhecido como maçã do rosto.
Também tivemos evoluções em questões relacionadas à comodidade do paciente. A principal inovação que podemos citar neste artigo é o implante dentário de carga imediata, no qual o paciente pode sair do consultório com as próteses fixadas na boca no mesmo dia da cirurgia para a instalação dos pinos.
Por que o implante dentário ainda é utilizado?
Por mais que a odontologia tenha evoluído muito, inclusive no conceito da prevenção, a perda dentária ainda é uma realidade para o ser humano. Existem diversos motivos que podem causar esse problema que vão muito além dos cuidados da saúde bucal.
Condições sistêmicas, doenças degenerativas, tratamentos oncológicos ou até mesmo casos de traumas e acidentes podem provocar a perda dos dentes – algo que afeta muito a qualidade de vida do paciente. E mesmo que as próteses móveis consigam reabilitar boa parte da função perdida, elas ainda não consegue suprir tudo o que os dentes naturais conseguem fazer.
Neste aspecto, o implante dentário surge como alternativa ideal para recuperar a funcionalidade dos dentes do paciente, permitindo que ele possa se alimentar corretamente, falar e até mesmo sorrir com mais conforto – logo que o resultado estético proporcionado por esse tratamento é muito mais próximo ao natural.
Quais os benefícios do implante dentário
Funcionalidade dos seus dentes
Como citamos no tópico anterior, o implante dentário é capaz de devolver quase que completamente todas as funções orais do paciente. Dessa forma, ele vai poder voltar a comer tudo o que quiser, além de ter mais conforto para falar, sem ficar com receio que a prótese caia no chão durante um diálogo.
Estética próxima à natural
Os resultados estéticos trazidos ao paciente pelo implante dentário é o mais próximo possível ao natural. Isso acontece porque a estrutura do implante fica escondida abaixo da gengiva, dando a impressão que todos os dentes na boca são naturais.
Saúde e qualidade de vida
O implante dentário também é capaz de elevar a proteção à sua saúde bucal. Pouca gente sabe, mas a perda dentária pode provocar problemas relacionados à má-oclusão, já que os dentes remanescentes na boca se movimentam para ocupar o espaço do dente que foi perdido, podendo também a perda dos outros dentes.
O implante dentário é mais econômico
Um dos grandes obstáculos das pessoas que não conhecem o implante dentário está relacionado ao valor investido no tratamento. Mas, saiba que, em longo prazo, esse será um investimento que trará economia financeira.
Não entendeu? Então, vamos lá. Quanto você gasta atualmente com fitas adesivas, ajustes nas próteses móveis, pastilhas efervescentes? Se for colocar na ponta do lápis, em alguns anos, você terá gastado muito mais dinheiro nesses materiais do que o valor que você teria investido no implante dentário.
Ainda está na dúvida se vale a pena fazer implante dentário?
Se depois de toda essa explicação, você ainda está em dúvida se vale mesmo a pena investir no implante dentário, não se preocupe. Nossa clínica inda pode te ajudar a sorrir com saúde novamente.
A Sorriso Certo é uma clínica multidisciplinar, localizada no Jardim São Luiz, especializada em atendimentos humanizados. Deseja agendar uma avaliação? Basta entrar em contato com a gente através do telefone (11) 2476-6578 ou (11) 98132 - 6791 e reservar o seu horário.