06 set Botox: 4 curiosidades que você precisa saber
O Botox é um dos tratamentos estéticos mais populares do mundo. Muito presente nos processos de harmonização facial, ele é amplamente utilizado devido a sua eficácia ao tratar os incômodos sinais da idade – suavizando linhas de expressão e proporcionando uma aparência rejuvenescida para pessoas de todas as idades.
Ainda assim, existem diversas curiosidades e mitos sobre o botox que poucas pessoas conhecem, inclusive aquelas que fazem uso desse tratamento a longo tempo. No artigo de hoje do blog da Sorriso Certo, vamos explorar 4 curiosidades sobre o Botox, desde sua origem até usos inesperados e fatos surpreendentes que, provavelmente, você ainda não conhece.
1 – O nome do Botox é Toxina Botulínica
Essa é uma curiosidade que poucas pessoas conhecem. O termo Botox, na verdade, refere-se a uma marca. O nome do produto em si é Toxina Botulínica, uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Esta bactéria é conhecida por causar o botulismo, uma forma grave de intoxicação alimentar que pode ser fatal. Ironicamente, a mesma toxina que pode ser letal em altas doses é usada em quantidades mínimas e controladas para fins médicos e estéticos, oferecendo benefícios significativos e o mais importante de tudo: com uso 100% seguro para os seres humanos!
A transformação da toxina botulínica de um veneno mortal para uma ferramenta terapêutica ocorreu graças à pesquisa médica que descobriu que doses muito pequenas poderiam ser usadas com segurança para tratar uma variedade de condições. Essa descoberta revolucionou não apenas o campo da medicina estética, mas também diversas áreas da medicina clínica.
2 – O Botox não serve apenas para cuidar dos “sinais da idade”
Como falamos no último tópico, o Botox revolucionou a medicina estética e clínica! Isso aconteceu pois, devido aos muitos estudos, foi comprovado que a toxina botulínica também pode ser aplicada para finalidades terapêuticas. Entre elas, podemos citar:
Enxaquecas crônicas
Pacientes que sofrem de enxaquecas frequentes podem encontrar alívio significativo com injeções de Botox, que ajudam a reduzir a frequência e a intensidade das crises. Além disso, pessoas que sofrem com dores de cabeça em decorrência do bruxismo e da disfunção temporomandibular também podem se beneficiar da aplicação da toxina botulínica para promover o relaxamento dos músculos responsáveis pela dor.
Hiperidrose
A hiperidrose é um problema caracterizado pela produção excessiva de suor, em especial nas axilas, mãos, rostos e pés. Esse distúrbio pode ser controlado com injeções de Botox, que bloqueiam temporariamente as glândulas sudoríparas, sendo uma alternativa menos invasiva, e com riscos menores, em comparação a cirurgia para o tratamento dessa condição.
Espasticidade muscular
A espasticidade muscular é uma condição neurológica que causa rigidez muscular. Pessoas que sofrem com esse quadro podem se beneficiar do Botox para aliviar a tensão e melhorar a mobilidade.
Bexiga hiperativa
A bexiga hiperativa é uma condição comum e que pode causar constrangimento nos pacientes devido a necessidade extrema de ir ao banheiro ou até mesmo os acidentes involuntários com a urina. Nestes casos, o Botox pode ser usado para tratar a incontinência urinária, relaxando os músculos da bexiga e reduzindo episódios de urgência urinária.
3 – O Botox não dura para sempre
A toxina botulínica possui um efeito passageiro. Se por um lado isso pode parecer negativo, já que o paciente terá que fazer a aplicação novamente para manter os resultados, por outro ele minimiza os riscos de erros, diferentes de cirurgias plásticas que são irreversíveis – tanto para o bem, quanto para o mau.
Normalmente, o Botox dura certa de 6 meses, variando de acordo com o organismo de cada pessoa. Ainda assim, isso não significa que, após o efeito, os problemas voltarão em um passe de mágica.
Além disso, você pode fazer a reaplicação do Botox sempre que precisar, sem trazer qualquer risco para o seu organismo. Ou, você também pode optar pelo uso do que chamamos de Botox Preventivo, onde aplicamos uma quantidade menor da toxina botulínica para prevenir o surgimento dos problemas estéticos.
4 – O Botox é o tratamento estético mais famoso do mundo
Essa é uma curiosidade até fácil de adivinhar, né? Desde que foi criado, o Botox tornou-se rapidamente o procedimento cosmético não cirúrgico mais popular globalmente. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), milhões de procedimentos de Botox são realizados anualmente em todo o mundo!
Você ficou com vontade de conhecer mais sobre o Botox e os benefícios que ele pode trazer para a sua estética e qualidade de vida? Pois saiba que a Sorriso Certo é uma clínica reconhecida como referência no assunto na região do Jardim São Luiz.
Para saber mais sobre o botox e as aplicações para tratamentos clínicos e estéticos, recomendamos que acesse um conteúdo completo sobre o tema em nosso site. Basta clicar no link abaixo que você será redirecionado de forma imediata:
A Sorriso Certo é uma clínica multidisciplinar, localizada no Jardim São Luiz, especializada em atendimentos humanizados. Deseja agendar uma avaliação? Basta entrar em contato com a gente através do telefone (11) 2476-6578 ou (11) 98132 - 6791 e reservar o seu horário.